quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tudo tem um tempo!



Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:
2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;
4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar;
5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;
7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;
8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.
9 Que vantagem tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os afligir.
11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração deles, sem que o homem possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
12 Já tenho conhecido que não há coisa melhor para eles do que se alegrarem e fazerem bem na sua vida;
13 e também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho. Isso é um dom de Deus.
14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar. E isso faz Deus para que haja temor diante dele.
15 O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou.
16 Vi mais debaixo do sol: no lugar do juízo, impiedade; e no lugar da justiça, impiedade ainda.
17 Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo intento e para toda obra.
18 Disse eu no meu coração: é por causa dos filhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e eles possam ver que são em si mesmos como os animais.
19 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
20 Todos vão para um lugar; todos são pó e todos ao pó tornarão.
21 Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima e que o fôlego dos animais desce para baixo da terra?
22 Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; porque quem o fará voltar para ver o que será depois dele?
Quando entregares o teu coraçao a Jesus por confissão, todo seu caminho será traçado por ele, sua única tarefa será seguir em frente.
Confie, acredite e entregue tua a vida a quem é de direito e todas as coisas lhe serão acrescentadas.
Te Amo!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tomemos a iniciativa


E logo o Espírito o impeliu para o deserto… Mc 1.12ª
Foi o Espírito Santo quem o levou ao confronto com o mal.
Antes que o malígno desafiasse Jesus, o Espírito Santo o levou a desafiar o adversário.
Nós oramos para que o Senhor nos livre do mal. E está correto. Foi Jesus quem ensinou-nos a orar assim, na chamada oração do Pai Nosso.
Mas, livrar-nos do mal não significa livrar-nos do confronto com o mal e, sim, livrar-nos de que o mal tenha algum espaço em nós.
Quando Jesus disse: “Vem aí o príncipe deste mundo e ele nada tem em mim” (Jo 14.30), era isso o que ele estava dizendo: que nêle o adversário não encontrava nenhum espaço para fomentar a sua rebelião.
Deus nos dá força para realizar o maior de todos os milagres, enfrentar os agentes do mal.Como disse G. K. Chesterton (escritor e ensaísta inglês – 1874 – 1936): “O problema da humanidade não é explicar o mal, é explicar o bem.”
Esse é o grande milagre: em meio a tanta maldade, se manifesta o bem.
Como, por que o mal não tomou conta de tudo, uma vez que o mal nada respeita?
Por isso, nosso maior trunfo é a possibilidade de enfrentar os agentes da maldade e a maldade alojada em nós.
Deus fez o melhor por nós, quando, ao invés de nos livrar do confronto com o mal (o que só o poderia fazer se desconsiderasse nosso livre-arbítrio), nos deu força para enfrentá-lo. De tal modo que, o Espírito, ao contrário de nos municiar para enfrentar o adversário, quando do seu ataque, nos impele a tomar a iniciativa do ataque e do desafio.
O mal não é todo-poderoso, o Senhor Jesus o é. E, em Cristo, podemos desafiar o mal e fazê-lo retroceder. Inclusive e, principalmente, na sociedade.


Gente que acredita em si - G. K. Chesterton.

Falando a respeito de alguém, disse-me esse editor: "Aquele homem vai longe, porque acredita em si mesmo". Recordo-me perfeitamente que, na ocasião, levantei a cabeça para escutar meu amigo e deparei com um ônibus cujo letreiro indicava que este se dirigia a Hanwell [bairro onde ficava um manicômio]."Quer que lhe diga", observei eu, "onde estão os homens que mais acreditam em si mesmos? Posso muito bem dizer-lhe, pois conheço alguns que têm em si próprios uma colossal confiança, maior do que a de César ou de Napoleão. Sei perfeitamente onde brilha a constante estrela da certeza e do sucesso, e posso conduzi-lo ao trono desses super-homens.
"Os homens que realmente acreditam em si mesmos estão todos nos hospícios".

O QUE PODERIA ACONTECER SE A TERRA PARASSE DE GIRAR?

O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre oslados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

E COMO FICARÁ O SEU JESUS NA ERA DE SAN GERMAN?

Quando acabei de pregar no Café, no sábado, após atender uma fila de pessoas, chegou um senhor de uns 60 anos, vindo de outro estado, e que fora lá à convite de uma amiga.
—Gostei muito daqui. Eu sou espiritualista, e tenho uma visão esotérica da vida. Quando fui entrando senti a energia...forte...poderosa. Quando sua prédica começou senti a força de seu poder...que energia!...e fiquei maravilhado com sua filosofia...que clareza!
Eu ouvia a tudo sem dizer palavra...apenas sorrindo com simpatia. Se ele parasse ali, ali o assunto ficaria. Não acredito que polemicas ajudam ninguém. Prefiro deixar o individuo pensar o que quiser, e gosto de vê-lo livre para vir e vir...até que a ficha cai...e com ela, ele já cai dentro...para receber o abraço da Graça.
—Onde entra a reencarnação em sua filosofia espiritual?—me perguntou.
—Não entra!
—Como não entra?
—É que é uma coisa muito antiga, muito tola, e é pensada com categorias de pensamento que não cabem mais; não cabiam em minha fé antes, e hoje não cabem nem no que a ciência chama de universo.
—Como? Não estou entendo!
—É que o tema, tratado de modo filosófico e religioso, é pura besteira. Foi “inventado” no tempo em que a eternidade era pensada como diferente do tempo apenas porque seria um tempo-sem-fim. Tudo o que existia em tão era a noção linear de tempo. Então, para purificar alguém ou punir alguém...as imagens eram todas relacionadas ao tempo...tinha-se que purgar pecados com o tempo de sofrimento; ou tinha-se punir alguém que fosse “mau” deixando a pessoa no tempo-sem-fim em punição. No seu caso, tinha-se que voltar a nascer em fases diferentes da história para poder haver remendo para os equívocos anteriores....sendo que o curado, tinha, na melhor das hipóteses, apenas pulsões inconscientes de suas existências anteriores...e pelas quais estava sofrendo de volta na terra...tendo que aprender da própria ignorância...para sempre. Hoje em dia já se sabe que na estrutura da própria matéria, existem coisas que não estão vinculadas à linearidade do tempo-espaço.
—Você fala de quê?
—Falo que toda essa conversa de reencarnação é primitiva demais...não subsiste ao conceito de eternidade, pois não sobrevive num “ambiente” onde o tempo e o espaço não existam...e a Consciência é um fenômeno muito mais para o quântico do que para a linearidade do tempo.
—Desculpa!!! Como???
—Ora, se a própria física quântica nos põe diante da possibilidade em que a realidade se manifesta também “fora da linearidade espaço-tempo”; então, por que se a própria matéria pode escapar a tal “prisão”, como a Consciência, teria que ficar presa a essa sucessão de reencarnações nas quais nascesse esquecido...a fim de curar justamente aquilo do que não se tem lembrança?! Meu querido, se eu fosse de sua crença, com certeza, reencarnacionista eu não seria jamais...se não fosse por descrer da “filosofia e de sua psicologia” reencarnacionista....seria por uma simples questão de não ver o tempo-espaço com qualquer semelhança com eternidade...onde a Consciência pertence. Mas isto é só para começar. O problema mesmo é outro!
—Que outro problema?
—Ah, é o Cordeiro imolado antes da fundação dos elétrons, dos nêutrons, e outros entes da mesma família ou de qualquer energia pré-existente às formas que conhecemos. Um Deus que se sacrifica pela criação antes de criá-la, não precisaria de um método tão estranho e contraditório com a responsabilidade de criador e redentor que ele assumiu antes de criar. Ou seja: antes de criar Ele mesmo redimiu o que criaria...
—E quem é esse Cordeiro Metafísico? É Jesus? E os outros, como Buda, Confúcio, Zoroastro, Sócrates, e muitos outros iluminados?
—Ora, esses foram apenas caquinhos de espelho refletindo, embaçadamente, luz que vem do Cordeiro, que na História humana é Jesus.
—E por que só Jesus?
—Ah, é porque Ele não nos deixa muita alternativa. Ou Ele era Deus, ou Doido, ou o Diabo!
O homem ficou me olhando com a cara mais chocada deste mundo!

—Não! Ele era um espírito de muita luz!
—Não! Ele é a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina a todo homem. Os “outros” que você mencionou eram “caquinhos de espelho”, refletindo, com a luz que perceberam, algo que fosse elevado, mas eles mesmo não conheceram a plenitude dessa Luz, que é Jesus.
—Mas que coisa é essa de Jesus ser Deus, Doido ou o Diabo?
—É a diferença entre Ele e os “outros”. Os “outros” podem apenas ser mestres buscando luz, e ensinando, com toda boa vontade, um caminho de melhor consciência para os que os rodeavam. Mas Jesus não se botou nessa posição neutra. Ele disse que Era O Caminho, A Verdade e A Vida. Disse que Ele e o Pai eram Um. Disse que Ele era a Luz do Mundo...—e desferi a monte de textos dos Evangelhos sobre ele. E concluí: “Um cara que diz tais coisas, ou é o que diz ser—Deus absoluto—, ou é o Doido Cósmico, ou, seria tão enganoso em Sua serena objetividade narcisista de atrair toda atenção do mundo para Ele, que seria o papel de um Grande Usurpador...no caso, o Diabo.
—Mas você sabe que a Era de Peixes—de Jesus—está acabando. E virá a Era de San German... Será outra luz! Onde Jesus vai ficar nessa nova era?
—Ele ou é Deus, ou Doido ou o Diabo!—foi minha única resposta.
—Mas por quê?
—É que outra vez Ele não foge dessa categoria em nenhuma era... Ele disse Eu Sou o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim. Onde você o colocaria nessa nova era?
Ele ficou em silêncio...
—Meu amigo, o lugar dele é sobre todos e sobre tudo. Lembra dos magos que vieram do oriente para adorá-lo? Aqueles magos prefiguravam o que Buda, Confúcio, Zoroastro, e todos os Gandhis da Terra farão. Olhe amigo, aqui nós estamos diante de uma de-cisão. Ou Ele é Deus, ou escolha uma das outras duas opções. Ele não faz parte de nenhum eon. Todos os eons estão Nele. E Ele está sobre tudo. E não esqueça: Ele se deu por Sua criação antes de criar. Então, todos estão sob essa Graça. Um dia os olhos de todos serão iluminados, inclusive dos cristãos, que hoje tratam a Jesus como o Chefe da Religião Certa, embotando a radiância de Sua Luz.
—E o que é Nascer de Novo?—indagou.
—É o que pode acontecer com você Hoje, não numa outra encarnação. Nascer de Novo é, por exemplo, deixar sua Consciência nascer para essa Luz-Fé, Agora.
—E isto pode acontecer muitas vezes?
—Sim, todos os dias. Metanóia. Arrependimento. Mudança de mente. Um processo sem fim de renovar o entendimento Nele. E isto é algo que quem sabe está acontecendo com você hoje a noite!
O homem ficou calado, me olhando com estupefação. Então, dei um beijo nele e disse para ele voltar quando estivesse de passagem pela cidade; ou que fosse ao site.
Senti que ele saiu dali com muito para pensar, sobretudo porque viu que minha fé não compete com a crença dele, mas apenas a trata com misericórdia. Para mim isso ficou claro no olhar dele.Obviamente que o papo ao vivo foi mais sofisticado, criativo e provocativo; mas este é o esboço de nosso encontro.
Rev. Caio Fabio